O Centro do Rio aparece na dianteira da ocupação hoteleira da capital fluminense para o carnaval deste ano. Dados da primeira prévia da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15/01) pelo HotéisRio, indicam que a região central já registra taxa de 83,74% no período entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A média na cidade está projetada em 73,81%.
O bairro será o principal palco do carnaval de rua da cidade, reunindo o maior número de desfiles. Ao todo, estão previstos 135 blocos circulando pela região, mais do que qualquer outro ponto do Rio. Desse total, dez são megablocos, que vão desfilar no recém-criado Circuito Preta Gil, na Rua Primeiro de Março, com destaque para o Fervo da Lud, o Bloco da Anitta, Cordão da Bola Preta e, a novidade deste ano, o SeráQAbre?, que será comandado pela cantora Ivete Sangalo.
Historicamente, a Região Central sempre teve papel protagonista no carnaval carioca. Desde os primeiros séculos de ocupação da cidade, o Centro concentrou festas populares, manifestações culturais e grandes eventos públicos. Nos últimos anos, esse protagonismo vem sendo reforçado por políticas de ocupação cultural. O bairro também conta com hotéis bons e modernos, além de oferecer fácil acesso à Zona Sul.
Na sequência do ranking de ocupação aparecem os bairros de Ipanema/Leblon, com taxa de 81%. Logo depois vêm Leme/Copacabana, que registram 78,80%, seguidos por Flamengo/Botafogo, com 78,30%. Na outra ponta da lista estão Barra da Tijuca/Recreio/São Conrado, que, até o momento, apresentam a menor taxa entre as regiões pesquisadas, com 63,90%.






