Uma chuva forte atinge a Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo no fim da tarde deste sábado.
A chuva intensa que atingiu o estado do Rio neste sábado (21) transformou a pedreira do estacionamento do Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em uma grande cascata. Imagens feitas por moradores mostram a água descendo com força pelo paredão após o temporal.
Segundo o Cemaden-RJ, o volume acumulado em Nova Iguaçu chegou a 89 milímetros em apenas uma hora. A cidade está no estágio 5 de alerta em uma escala que vai até 6.
A força da água também causou transtornos em outros pontos da cidade. Na Avenida Abílio Augusto Távora, na altura da Universidade Iguaçu, a correnteza formou ondas e arrastou objetos pela via.
No Top Shopping, parte da água da chuva invadiu o interior do prédio após uma conexão da rede pluvial se soltar por causa do volume acumulado. A área afetada foi isolada, mas o funcionamento do centro comercial seguiu normalmente.
Em Duque de Caxias, a Defesa Civil emitiu alerta de risco severo de inundação e orientou moradores a evitarem áreas próximas a rios.
A Defesa Civil estadual alertou que são esperadas chuvas de intensidade moderada a muito forte até o início da madrugada, principalmente nas regiões da Costa Verde, Sul, capital, Baixada Fluminense, Serrana e Metropolitana.
Alerta da Defesa Civil
Em razão das chuvas, a Defesa Civil emitiu alerta de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói. O aviso orientou a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro. O CEMADEN-RJ também emitiu recomendações de mobilização para altos índices de chuva para Duque de Caxias e São João de Meriti.
Em Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e Petrópolis, 13 estações de sirenes foram acionadas, segundo a Defesa Civil. Também houve toque de aviso de chuva em 56 estações nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Teresópolis e capital.
Segundo o governo do Estado, em Rio das Ostras, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram interrupção temporária de energia elétrica, internet e telefonia por cerca de 60 minutos. Foram registradas ocorrências de corte de árvores em via pública e sobre edificações, atendidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.
Previsão Rio
Na capital, o Sistema Alerta Rio emitiu aviso meteorológico com previsão de pancadas de chuva moderada a forte, com possibilidade de raios, entre a tarde deste sábado e a madrugada de domingo. Segundo o prefeito Eduardo Paes, já foi registrada muita chuva em várias áreas da cidade. No X, ele pediu que os moradores fiquem em alerta e aguardem o tempo melhorar antes de se deslocar.
Segundo o Centro de Operações e Resiliência, da Prefeitura do Rio, núcleos de chuva atuam na Baixada Fluminense na divisa com a Zona Norte e sobre a Ilha do Governador e Baía de Guanabara. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, na divisa da Zona Norte com Baixada Fluminense, Ilha do Governador e bairros do entorno da Baía de Guanabara na próxima hora.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, outros núcleos atuam sobre a região de Sepetiba e Guaratiba. Também há previsão de pancadas de chuva na região na próxima hora.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Alerta Rio, no domingo e na segunda-feira, o tempo seguirá instável devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente. O céu estará predominantemente nublado e a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos estarão moderados.
Na terça e quarta-feira, o tempo continua instável em função de áreas de instabilidade. A nebulosidade estará variada e há previsão e chuva fraca a moderada nos períodos da tarde e noite. Os ventos estarão moderados.






