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Ciclofaixa temporária conecta Centro e Zona Sul em operação teste da CET-Rio

O esquema, que funcionará até às 16h, irá ocupar uma faixa (ao lado do canteiro central) da pista da orla junto aos prédios

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Uma operação teste da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) de forma temporária, isolou cerca dez quilômetros de ciclofaixa, que se ligam aos 7,3 quilômetros de ciclovias já existentes entre as duas regiões da cidade, conectando a Praça Mauá à orla do Leblon. O esquema, que funcionará até às 16h, ocupa uma faixa (a que fica colada ao canteiro central) da pista da orla próxima aos prédios.

Serão 2,7 quilômetros de ciclofaixa implantados no Centro e 7, na Zona Sul. Exclusiva a bicicletas tradicionais elétricas, a área terá início na Praça Mauá e seguirá pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Nilo Peçanha. Deste ponto, passando pelo Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo, até a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, os ciclistas utilizarão a ciclovia já existente. Na Avenida Atlântica, a ciclofaixa volta a fazer parte do percurso, passando pela Rua Francisco Otaviano (na faixa de veículos ao lado da ciclovia) e pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, até o fim da Delfim Moreira, no Leblon.

Enquanto a principal atração no trecho da ciclofaixa que corta a Zona Sul são as praias, na Praça Mauá, o chamariz é o circuito cultural, com espaços como o Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.

A ciclofaixa está sinalizada com 1.700 cones e 150 gradis. A operação contará com o apoio de agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e das subprefeituras do Centro e da Zona Sul, que darão orientações de trânsito em pontos estratégicos do percurso.

A operação vai contar com 1.700 cones, 440 bombonas e 150 gradis de barreiras, além do apoio de agentes e orientadores de trânsito em pontos estratégicos em todo o percurso. As Subprefeituras do Centro e da Zona Sul e a Guarda Municipal também vão apoiar o teste.

Embora o teste aconteça num sábado, a operação será apenas nos domingos e feriados caso seja adotada de forma definitiva.

“Ainda não há previsão de implantar de forma definitiva a proposta. Outros testes em outras regiões serão realizados. O desafio é conciliar com a já enorme agenda de eventos da cidade” diz Oliveira. “O comportamento em domingos e feriados permite que o teste ocorra sem grandes impactos. O contexto vai gerar um período de adaptação, mas entendemos ser adequado. Equipes da CET-Rio estarão por todo o trecho medindo esses impactos e realizando ajustes quando necessário”, completou.