Esta sexta-feira (30/01) será de tempo instável em grande parte do Brasil, com destaque para o Sul e o Sudeste, onde a formação de um ciclone extratropical no oceano deve favorecer chuvas persistentes e, em alguns momentos, de forte intensidade.
O sistema começou a se organizar próximo à costa de São Paulo e do Paraná e deve atuar em conjunto com áreas de baixa pressão, calor e umidade, o que aumenta a chance de temporais.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria). “Esse sistema deve se formar entre a madrugada e a tarde desta sexta-feira, com características ciclônicas no oceano”, diz César Soares, meteorologista da Climatempo.
“É importante deixar claro, contudo, que ele não passa pelo estado de São Paulo: a formação ocorre no mar. O que atua sobre o continente é a frente fria associada, que favorece chuva persistente ao longo do dia”, acrescenta o especialista.
No Sudeste, a combinação entre o ciclone em formação no oceano, áreas de instabilidade em níveis mais altos da atmosfera e o calor mantém a chuva forte em vários pontos da região.
No Rio de Janeiro (RJ), áreas de instabilidade também predominam. Essa sexta-feira tem previsão de pancadas ao longo do dia e à noite, com acumulados que podem chegar a 40 mm e temperaturas entre 23 °C e 32 °C.
No sábado, a chuva segue concentrada entre a tarde e a noite, com volumes menores, mas ainda frequentes. No domingo, as pancadas continuam, e a máxima pode alcançar 33 °C.
Na segunda-feira, a chuva persiste, embora com volumes mais baixos, e as temperaturas ficam próximas dos 30 °C.
No Sul do país, a sexta começa com instabilidade já presente em áreas do litoral e do leste da região.
Segundo a Climatempo, entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, a chuva ganha força ao longo do dia, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais, especialmente em áreas próximas ao mar.






