A Cidade de Deus, em Jacarepaguá, foi anunciada pelo governo estadual como a primeira comunidade do Rio totalmente livre de barricadas. O resultado veio após quatro dias da Operação Barricada Zero, iniciada na segunda-feira e encerrada hoje na região. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional, todas as obstruções foram removidas.
O secretário do GSI e coordenador da operação, Edu Guimarães, informou que outras duas comunidades também estão sem bloqueios: Dom Bosco e Grão Pará, em Nova Iguaçu. Ainda assim, reforça que a Cidade de Deus é a primeira a alcançar esse status desde o início da ofensiva. As vias internas foram totalmente liberadas.
A operação avançou para mais de 20 comunidades em sete municípios ao longo do quarto dia de ações. De acordo com Guimarães, o total removido desde segunda-feira chega a cerca de mil e quinhentas toneladas de entulho e materiais usados em barricadas. Só nesta quinta, foram 318 toneladas retiradas em 22 pontos diferentes.
A ação também registrou confronto na Cidade Alta, na Zona Norte. Criminosos incendiaram barricadas por volta das 4h para impedir a entrada da Polícia Militar. A situação levou ao fechamento da Avenida Brasil por mais de uma hora por causa da fumaça e da movimentação policial.
Durante a operação, dois homens foram presos e dois fuzis foram apreendidos na Cidade Alta. As equipes seguiram atuando na remoção de bloqueios e na retomada de vias para circulação. O governo afirma que a operação continua em outras áreas da Região Metropolitana.






