O governador Cláudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (6/11), a ampliação do programa Ambiente Resiliente para mais 56 municípios fluminenses. Criada pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, a iniciativa busca fortalecer a capacidade das cidades para prevenir e responder a desastres ambientais, com planejamento estratégico e soluções locais.
Durante cerimônia no Palácio Guanabara, o estado também firmou parcerias para a elaboração dos Planos Locais de Ação Climática (PLACs), que contarão com R$ 35 milhões do FECAM e apoio da ONU-Habitat e do Ministério do Meio Ambiente. Outros 22 municípios do Norte e Noroeste fluminense serão contemplados pelo AdaptaCidades, programa federal de resiliência climática.
A Secretaria de Planejamento e Gestão apresentou ainda um relatório inédito de riscos e vulnerabilidades dos 30 municípios mais suscetíveis a desastres, com 390 ações em andamento para reduzir impactos e fortalecer a gestão urbana.
O evento também marcou a assinatura de um termo de adesão entre o estado, o governo federal e prefeituras do Norte-Noroeste para a criação de Planos Municipais de Adaptação Climática, além de um acordo de cooperação com o Instituto Climático Von Bohlen und Halbach Brasil Sustentável, o Google e a Secretaria de Transformação Digital para apoiar projetos de ação climática.






