O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta segunda-feira (10), um reajuste de cerca de 166% no auxílio alimentação dos agentes da Polícia Militar do Estado do Rio. O valor, que estava congelado havia quase duas décadas, passará de R$ 162,60 para R$ 433,80.
Em publicação nas redes sociais, Castro destacou que a medida representa um reconhecimento ao trabalho dos militares. “Oferecer melhores condições de trabalho para os nossos policiais representa, certamente, um impacto real na produção dos resultados da segurança pública”, afirmou o governador.
O anúncio foi feito ao lado do secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes. Segundo o governo, o reajuste busca corrigir uma defasagem histórica e garantir mais dignidade aos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.
A novidade ocorre dias após a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovar a reestruturação do quadro da Polícia Militar, proposta pelo Executivo. O projeto — ainda aguardando sanção — reduz o efetivo total da corporação para 60.448 militares, cria novos cargos de coronel na área da saúde e atualiza nomenclaturas de postos e quadros.
A reformulação tem como base a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares (Lei Federal 14.751/23), que define diretrizes para padronizar as estruturas das corporações em todo o país. Castro tem até a próxima semana para sancionar o texto aprovado pelos deputados.






