O governador Cláudio Castro lançou nesta segunda-feira (24) o programa Acolhe Baixada, voltado à prevenção de gravidez não planejada para jovens de 14 a 25 anos incompletos. A iniciativa será oferecida no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, ampliando a política já aplicada no AME Susana Naspolini, em Ipanema. Após o lançamento, Castro visitou as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada).
Com investimento anual de R$ 2,4 milhões, o Acolhe Baixada tem capacidade para 400 inserções mensais de Implanon, contraceptivo de longa duração. O acesso é feito pelo Sistema Estadual de Regulação, com encaminhamentos das Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde. A expectativa é ampliar o alcance do programa e oferecer planejamento familiar com acolhimento e autonomia.
O Acolhe RJ, pioneiro no estado desde 2023, já realizou 30 mil inserções de DIUs e Implanons, atendendo adolescentes a partir de 14 anos com autorização de responsáveis até os 16, e jovens até 25 anos incompletos. O programa tem se destacado pela oferta gratuita de métodos contraceptivos de longa duração e acompanhamento personalizado.
Para participar do Acolhe Baixada, é necessário procurar a Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima, manifestar interesse no método contraceptivo e ser inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER). A assistente virtual SERena envia mensagens informando etapas como lista de espera, agendamento e lembretes próximos ao procedimento.
O Onco Baixada, com mais de 90% das obras concluídas, terá 101 leitos, 24 espaços de quimioterapia, 19 consultórios e capacidade para 5 mil atendimentos ambulatoriais mensais. A unidade promete modernizar o atendimento oncológico na região, oferecendo cirurgias, internações e radioterapia em estrutura de referência para a Baixada Fluminense.






