O período de férias começou e nada melhor do que garantir uma programação cheia de criatividade para os pequenos! Pensando nisso, a Prefeitura de Japeri está com inscrições abertas para a Colônia Cultural de Férias, que acontece até 1° de agosto com oficinas gratuitas de dança, teatro, pintura e jogos recreativos para crianças e adolescentes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online através deste link.
Voltada para crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 17 anos, a ação promove atividades de dança, teatro, pintura e jogos recreativos, nos turnos da manhã (10h às 11h30) e da tarde (14h às 15h30). As atividades acontecem em dois espaços da cidade: Biblioteca Municipal Carlos de Souza (Rua Cel. Emídio Lemos, 461- Centro) e no Centro Cultural Deputado Luís Eduardo Maron de Magalhães (av. Tancredo Neves, s/n – Parque Mucajá)
A proposta é estimular o desenvolvimento artístico, a socialização e a imaginação de forma leve e divertida. As oficinas serão conduzidas por profissionais da própria cidade que atuam diretamente coma formação cultural em Japeri.
Programação para todos os gostos
Um dos destaques é a oficina de dança e recreação com professor Daniel Graciano, bailarino e gestor do Centro Cultural.
‘’ Mais do que ensinar dança ou movimentar o corpo, quero que as crianças se divirtam e descubram novas formas de se expressar. Vai ter improvisação, dança e brincadeiras em grupo – tudo com muita energia e respeito ás diferenças’’, contou Daniel.
Quem também integra o time de oficineiros é o diretor de Cultura do município, Bruno W. Medsta, ator, músico e fundador do grupo Código e da editora Baixacarioca . Ele comandará as oficinais teatrais nos dias 23 e 30 de julho na biblioteca e 24 e 31 de julho no centro cultural. Pela manhã, a turma será formada por crianças de 7 a 13 anos, e à tarde, por jovens a partir de 15 anos.
‘’ O teatro ajuda a desenvolver a autoestima, oralidade, empatia e consciência de grupo. Vamos trabalhar expressão corporal e jogos cênicos de forma lúdica, para que os jovens possam se ver como protagonistas de suas histórias’’, destacou Bruno.
Já a oficina de pintura será conduzida por Márcia Rangel, estudante de pedagogia com experiência em atividade de leitura, reforço escolar e artes. Ela desenvolverá dinâmicas com tinta, papel e materiais recicláveis, nos mesmos dias da oficina de dança.
‘’ Vamos experimentar cores, formas e técnicas simples de pintura. A ideia é que cada criança possa criar livremente, usando a imaginação e se expressando com alegria’’, afirmou Márcia.