O governador Cláudio Castro determinou nesta quarta-feira (03), o retorno de Rafael Picciani ao cargo de deputado estadual, após a prisão de Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.
Picciani, estava exercendo até então, a função de secretário de Estado de Esportes, e TH ocupava a vaga como suplente, em sua ausência.
A prisão de TH Joias realizada hoje pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-RJ) por envolvimento com o tráfico de drogas, durante uma operação conjunta entre o Ministério Público e as polícias.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, as investigações apontam que o deputado utilizava o cargo para beneficiar integrantes do Comando Vermelho.
TH Joias integrava a base do governo na Assembleia Legislativa do Rio e chegou a aparecer em fotos e vídeos ao lado do governador, inclusive em momentos de proximidade. Em nota publicada nas redes sociais, Cláudio Castro afirmou que a substituição por Rafael Picciani já estava prevista e apenas foi antecipada.
Ele já havia sido preso em 2017 também por tráfico de drogas, tendo sido condenado a 14 anos de prisão. No entanto, por estar respondendo em liberdade e com o processo ainda em fase de recurso, conseguiu assumir o mandato na Alerj.