A Câmara dos Vereadores do Rio começou as obras de reforma do Edifício Serrador, o prédio histórico do Centro que vai virar a nova sede do Legislativo carioca. A previsão é que tudo fique pronto em até 18 meses, ou seja, até novembro de 2026. A ideia é reunir num só lugar os setores espalhados por cinco imóveis diferentes e alugados, o que deve gerar economia e mais agilidade no funcionamento da Casa.
Apesar de só a fachada ser tombada oficialmente, a Câmara garantiu que vai preservar também o charme do prédio por dentro. Grades de ferro, lustres antigos e o piso original da portaria, que fazem parte da memória do Rio, vão continuar no lugar. O projeto está sendo tocado por uma empresa especializada em grandes reformas, como a do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Os vereadores Carlo Caiado, Willian Coelho e Rafael Aloisio Freitas visitaram o canteiro de obras e reforçaram a importância da mudança. Segundo Carlo Caiado, presidente da Câmara, o novo prédio vai permitir um trabalho mais moderno, com todos os setores integrados. E já começou a gerar economia: “Desde que a Câmara começou a ocupar o Serrador, já foram economizados mais de R$ 6 milhões com aluguéis, e esse número pode chegar a R$ 9 milhões até o fim do ano. Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade, preservando um prédio histórico do país”, conta Caiado.