Os comerciantes do Rio de Janeiro demonstraram relativo otimismo com as vendas neste mês de julho, estimando um crescimento de 2,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com uma pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro – SindilojasRio realizada com 250 empresários entre 30 de junho e 5 de julho.
Dentre os lojistas consultados, 70% estimam vender mais 2,5%; 25% preveem vendas estáveis e 0,5% considera que o faturamento poderá cair. Os segmentos que esperam aumento das vendas são livrarias, calçados, vestuário, artigos esportivos, chapéus e roupas de cama para o inverno.
O otimismo tem explicações, como a recuperação do emprego e da renda; a estimativa de queda de custos com os preços do atacado e a inflação; as perspectivas dos juros não subirem mais; e o aumento da confiança dos consumidores.
Embora muita gente viaje para aproveitar as férias escolares de meio de ano, a expectativa de cerca de um milhão de turistas virem ao Rio, com despesa média superior a R$ 600,00/dia por pessoa, e perspectivas de gastos totais chegando a R$ 2,5 bilhões, influenciam o panorama de vendas bem como o otimismo dos pesquisados. O clima mais frio no Rio de Janeiro também tem contribuído para o aumento das vendas.
Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e SindilojasRio, pelas características, o Rio de Janeiro é um polo natural de turismo e serviços, apesar de seus muitos problemas. “O frio e a economia têm trazido oportunidades para o comércio. Com o impulso da movimentação de turistas, esperamos melhores momentos para os lojistas e, com isso, o começo do segundo semestre em um patamar de vendas acima do do ano passado. Muito provavelmente, julho será determinante para que as empresas reforcem o caixa. O desafio será superar as vendas do ano passado, considerando condições mais restritivas em razão da conjuntura de menor crescimento da economia e preços e juros maiores”, disse Aldo.