A Comlurb e a Light anunciaram, na manhã desta quinta-feira (8), uma parceria que permitirá às equipes da companhia municipal de limpeza urbana realizar podas de árvores próximas à rede elétrica sem a necessidade de desligamento da energia. A medida tem como objetivo dar mais agilidade aos serviços e reduzir a dependência direta da concessionária de energia.
Segundo o presidente da Comlurb, Jorge Arraes, a expectativa é de um aumento de cerca de 30% na produtividade dos atendimentos solicitados pela Central 1746. De acordo com ele, as chamadas podas em “linhas vivas” — realizadas em áreas com presença de eletricidade — representaram aproximadamente metade dos cerca de 18 mil atendimentos desse tipo feitos pela companhia no ano passado.
Treinamento especial
Para viabilizar a iniciativa, as equipes foram especialmente treinadas para atuar com segurança em locais próximos à rede elétrica. “O gari não pode correr risco algum. Antes, sempre precisávamos acionar a Light. Agora, com o treinamento e o acordo firmado, conseguimos atuar diretamente nesses casos”, explicou Arraes.
A Comlurb contará inicialmente com três caminhões destinados exclusivamente a esse serviço, cada um operado por equipes de seis profissionais especializados, incluindo um engenheiro elétrico.






