O concurso que vai definir o Rei Momo, a Rainha e os demais integrantes da Corte do Carnaval de 2026 começa nesta quinta-feira (9), na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. Com apresentação de Milton Cunha, o evento será dividido em etapas sempre às quintas e sextas, com rodas de samba e apresentações de escolas do Grupo Especial.
Nesta primeira fase, 102 candidatos disputam vagas na Corte Real. São 16 concorrentes ao título de Rei Momo e 45 ao de Rainha, além da definição da Corte LGBT+, que conta com 19 candidatos a muso, 12 a musa e 10 à pessoa não binária. As finais estão marcadas para os dias 23 e 24 de outubro.
As noites do concurso contarão com homenagens a grandes nomes da cultura do samba, como Lygia Santos, Márcia Lage e Maria Augusta. O público poderá acompanhar apresentações de grupos e escolas tradicionais, entre elas Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Beija-Flor e Portela.
A entrada é gratuita, e a programação começa sempre às 19h. A grande final contará com shows do Quintal da Magia e de Arlindinho, em tributo a Arlindo Cruz, Bira Presidente e Gilsinho. “Cada noite será um tributo à cultura popular e à alegria que faz do Rio o maior palco do mundo”, destacou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.






