Um intenso tiroteio entre bandidos e policiais militares nas comunidades do Tirol e Cidade de Deus, na região de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio, assustou moradores no fim da tarde desta quinta-feira (16/10). Nove ônibus foram sequestrados por criminosos e usados para bloquear vias, e 15 linhas tiveram o trajeto alterado por conta das interdições e por questão de segurança. Barricadas em chamas também foram usadas em ruas internas das comunidades. Unidades de saúde e escolas tiveram as atividades impactadas.
A operação foi desencadeada para verificar informações sobre uma possível reunião de criminosos armados na localidade. Com a chegada das equipes, houve intenso confronto, afirmou a corporação.
Foram apreendidos dois fuzis, uma pistola, munições e grande quantidade de drogas. Dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia da área.

Um dos alvos da ação teria sido o traficante Luciano da Silva Teixeira, conhecido como Sardinha, que comanda a Cidade de Deus. O setor de inteligência da PM teria descoberto que ele havia saído do Complexo da Penha e estaria reunido com dezenas de bandidos numa casa no Tirol para comemorar seu aniverrário. A corporação, então, montou essa operação para prendê-los. Sardinha, porém, teria conseguido fugir e estaria sendo procurado pelos militares na área de mata da região. Durante a operação, os criminosos teriam dado ordem para que ônibus fossem sequestrados.
O clima de tensão chegou à Cidade de Deus, onde também houve confrontos. Parte dos coletivos sequestrados foi atravessada na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, na altura da Rua Edgard Werneck, próximo à comunidade.
Pouco depois das 20h, o Rio Ônibus informou que os veículos foram retirados e que a circulação do transporte público foi normalizada.
Serviços e trânsito afetados
A Secretaria municipal de Saúde informou que o tiroteio foi em frente à Unidade de Pronto Atendimento da Cidade de Deus. Funcionários e pacientes procuraram se proteger em áreas mais seguras na UPA.
As unidades de Atenção Primária à Saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) que atendem a região da Cidade de Deus encerraram o expediente às 18h e não foram afetadas.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro informou que uma escola estadual precisou ser fechada na região.
De acordo com o Centro de Operações do Rio, o trânsito chegou apresentar muitas retenções na Rua Tirol, na Freguesia, com reflexos na Estrada do Gabinal, sentido Estrada dos Três Rios. Por volta das 20h, o tráfego já apresentava boa movimentação em vias da região, como nas ruas Edgard Werneck e Tirol e nas estradas do Gabinal e dos Bandeirantes.