Antes de mais naa, o Brasil enfrenta a Bolívia, na altitude de El Alto, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Para o confronto, que vai ser realizado nesta terça-feira (09), a Conmebol indicou o árbitro Eber Aquino.
O paraguaio iniciou a sua carreira como jogador de futebol, mas uma lesão o afastou dos clubes. Sendo assim, Eber Aquino migrou para arbitragem , em um distante 1999. O primeiro jogo da primeira divisão comandado pelo árbitro aconteceu em 2010.
Na sequência, Eber Aquino ganhou espaço perante a Fifa, ingressando no quadro de árbitros internacionais da entidade. Além de campeonatos nacionais, Aquino também esteve a frente de jogos da Copa Libertadores DA América, Copa Sul-Americana e Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Considerado rígido, Eber Aquino costuma aplicar um elevado número de cartões durante as partidas. A saber, o paraguaio já registrou mais de 600 advertências em uma única o temporada, o que reforça a sua imagem de discplinador.
A expulsão de Dedé, então no Cruzeiro, em 2018, pode ser considerado um dos lances mais polêmicos de sua carreira. O incidente, em jogo contra o Boca Juniors, pela Libertadores de 2018, despertou a indignação nos torcedores da Raposa, que protestaram contra Eber Aquino.
Vale ressaltar também que o árbitro já esteve a frente de outro jogo entre Brasil e Bolívia. Em 2022, o time comandado pelo técnico Tite derrotou a equipe adversária por 4 a 0, em La Paz. Por fim, o árbitro paraguaio retorna a mais um duelo entre a Canarinho e a La Verde. O jogo acontece nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília).
*Reportagem: Bruno Bravo Duarte/ Agência RTI Esporte