O Fluminense inicia nesta terça-feira, 16, a disputa das quartas de final da Conmebol Sul-Americana diante do Lanús. O duelo será em Buenos Aires, no Estádio Ciudad de Lanús – Néstor Díaz Pérez, mais conhecido como “La Fortaleza”, casa do clube argentino e um palco de muitas histórias.
Localizado na Rua Ramón Cabrero, em Lanús, província de Buenos Aires, o estádio tem capacidade para cerca de 47 mil torcedores. A região é de fácil acesso, próxima ao shopping Lanús, com diversas opções de transporte público, incluindo linhas de ônibus intermunicipais e a Ferrovia General Roca, que chega à Estação Lanús.
Inaugurado em 1929, o estádio passou por grandes mudanças ao longo das décadas. Nos anos 1990, a estrutura de madeira deu lugar ao cimento. Porém, em 2012, 2014 e 2022, o local recebeu obras de modernização, incluindo nova iluminação e melhorias nas arquibancadas e banheiros. Portanto, além do campo principal, o complexo conta com centro de treinamento, estacionamento, restaurante e loja oficial.
Cano e a ligação com La Fortaleza
Mas para os tricolores, o estádio também guarda uma relação especial. Foi lá que Germán Cano, ídolo e campeão da Libertadores pelo Flu, iniciou sua trajetória no futebol. O atacante passou a infância e a adolescência no clube, onde sua mãe também trabalhou em serviços gerais.
“La Fortaleza” já foi cenário de momentos marcantes do futebol sul-americano. Em 1996, o Lanús levantou a Copa Conmebol. Em 2013, conquistou a Copa Sul-Americana contra a Ponte Preta. Além disso, em 2017, recebeu a final da Libertadores contra o Grêmio de Renato Gaúcho, hoje técnico do Fluminense.
Além disso, na atual temporada, o estádio tem sido um trunfo para os argentinos. Foram 17 partidas em casa, com nove vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Pela Sul-Americana, são quatro jogos: três vitórias — incluindo um triunfo sobre o Vasco — e um empate.
Lanús e Fluminense se enfrentam nesta terça-feira, 16, às 21h30 (de Brasília), em Buenos Aires. A partida de volta acontece no Maracanã, no dia 19, também às 21h30. Quem avançar encara o vencedor entre Alianza Lima e Universidad de Chile.