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Contestação de faturas e parcelamento de dívidas estão entre as principais reclamações da Codecon da Alerj

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Foto: Divulgação

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) divulgou, nesta quarta-feira (03/01), o balanço de atividades referentes ao ano de 2023. Entre as principais reclamações dos consumidores estão a contestação de fatura, o parcelamento de dívidas, má prestação de serviços e cancelamento de pacotes de viagens

De acordo com o documento do colegiado, foram realizados 12.653 atendimentos, sendo 11.567 reclamações e 1.086 orientações. Os setores que mais receberam contestação foram aqueles voltados para a prestação de serviço, como saneamento básico (água e esgoto), financeiro (contestação de fatura), telecomunicações (sinal de internet e telefonia) e turismo.

O Codecon também moveu ações contra a concessionária Metrô-Rio, em razão da ausência de guichês com atendimento presencial; a Netfliz, por conta da cobrança mensal de R$ 12,90 por compartilhamento de senhas com outros usuários; e a XP Investimento em função da captação de clientes, veiculação de informações incorretas ou distorcidas.

Já a ônibus itinerante da comissão prestou atendimento nos bairros cariocas da Ilha do Governador, Realengo, Bonsucesso e Jacarepaguá, e nas cidades de Itaguaí, Seropédica, São João de Meriti, São Gonçalo, Duque de Caxias e Queimados. O presidente do colegiado, deputado Fabio Silva (União Brasil), comemorou os resultados do balanço.

“Temos mais de 80% dos nossos casos resolvidos. O nosso objetivo aqui é atender todo o estado do Rio de Janeiro e fazer valer os direitos dos consumidores. Desde que estou à frente da presidência da Comissão, já atendemos mais de 70 mil pessoas e pretendemos aumentar ainda mais este número ao longo de 2024”, disse o parlamentar.

A Comissão atende das 9h às 18h, nos dias úteis, e pelos números (021) 99854-7060 (WhatsApp) e 0800-282-7060. O serviço funciona dentro da sede da Alerj, localizada na rua da Ajuda, nº 5 – sala 201.