A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no calendário do futebol brasileiro para o ano de 2026. Dentre as mudanças, a entidade confirmou também alterações na Copa do Brasil. A partir do próximo ano, o torneio terá mais times e a final será disputada em jogo único.
Aliás, todos os 20 clubes que disputarem a Série A, estão garantidos na competição. Desse modo, a CBF confirmou que a Copa do Brasil será disputada entre os dias 18 de fevereiro e 6 de dezembro. Assim, a Copa do Brasil encerra o calendário brasileiro em 2026.
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro será encerrado no dia 02 de dezembro. Conhecida como a competição mais democrática do Brasil, a competição terá 126 clubes. Em 2027, a ideia é aumentar o número de participantes para 128.
Até a atual temporada do futebol nacional, 92 clubes estavam na disputa da Copa do Brasil. Neste sentido, a competição passa a ter 102 vagas diretas dos estaduais. Até então, eram 80 clubes classificados pelos torneios regionais.
Os clubes que estiveram na primeira divisão do futebol brasileiro, entram a partir da quinta fase da Copa do Brasil, a última antes das oitavas. As quatro primeiras fases da Copa do Brasil acontecem em partida única. Da quinta fase até à semifinal, o torneio acontece em jogos de ida a volta.
A decisão será em final única em sede a ser escolhida pela CBF. O estádio para o jogo decisivo precisa ter fácil acesso aos torcedores, rede hoteleira na cidade, capacidade para receber duas grandes torcidas e, pelo menos, lugares para, pelo menos, 40 mil torcedores.