A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou algumas mudanças no calendário para a próxima temporada e terá também a criação de uma nova competição: a Copa Sul-Sudeste. O novo torneio será disputado por 12 clubes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; os clubes do Espírito Santos jogarão a Copa Centro-Oeste.
No entanto, é importante destacar que as equipes desses estados que estiveram classificadas aos torneios como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, não vão disputar essa competição. Ao todo, cada estado participante terá direito a dois representantes. Seis das 12 vagas terão definição na disputa dos Campeonato Estaduais de 2025.
As outras seis vagas vão para os campeões de torneios seletivos de 2025. Além disso, a CBF vai oferecer a possibilidade de escolha. Caso um clube se classifique pelo estadual e não estiver em competição Sul-Americana, poderá optar por não disputar a Copa Sul-Sudeste. Aliás, não haverá qualquer punição ao clube que abdicar da disputa.
Fórmula de disputa
O torneio terá três fases. Sendo que, na primeira, serão dois grupos de seis clubes, que se enfrentarão em jogo único contra as equipes da outra chave. Os dois melhores de cada grupo garantem classificação à semifinal. Os jogos de mata-mata serão de ida e volta. A Copa Sul-Sudeste terá início no dia 05 de março e vai até o dia 07 de junho.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte