A tradicional corrida Desafio da Ponte retorna neste domingo, dia 3 de agosto, após 12 anos, e vai alterar o trânsito em Niterói e no Rio de Janeiro. O evento esportivo reunirá 5 mil corredores que percorrerão 21 km pela Ponte Rio-Niterói, com largada no Caminho Niemeyer e chegada na Praça Mauá.
Além de movimentar o turismo esportivo, o Desafio da Ponte serve como teste para a candidatura conjunta de Rio e Niterói aos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031. O resultado da candidatura será anunciado em 10 de outubro, no Chile.
Vias interditadas
Em Niterói, a interdição vai de 21h de sábado (02/08) até 10h de domingo (03/08). Serão afetadas: Rua Professor Plínio Leite (totalmente interditada); Trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias; Avenida Feliciano Sodré (três faixas bloqueadas sentido Centro).
A NitTrans acompanhará em tempo real a movimentação e contará com apoiadores de tráfego e operadores privados para auxiliar nas rotas de desvio e garantir a segurança dos atletas e da população.
Rio de Janeiro
Na capital, o esquema especial vai de 0h às 12h de domingo (03/08). Haverá bloqueios nos seguintes acessos da Ponte, sentido Rio: Linha Vermelha; Avenida Bicalho; Avenida Rodrigues Alves; Túnel Marcello Alencar
Agentes da CET-Rio, Guardas Municipais e técnicos do COR-Rio monitorarão o evento com apoio de painéis de mensagens variáveis, ajustando semáforos e orientando motoristas.
Recomendados para motoristas
Destino: Linha Vermelha
Acessar a Avenida Brasil (pista central, sentido Zona Oeste) pela agulha na altura da passarela 3.
Destinos: Centro, Rodoviária, Tijuca e Zona Sul
Elevado do Gasômetro >> alça para o INTO >> Via B4 (sentido Praça Mauá)
Centro: Via Binário do Porto
Tijuca: Avenida Professor Pereira Reis, Viaduto 31 de Março, Avenida Presidente Vargas
Zona Sul: Viaduto 31 de Março, Túnel Santa Bárbara