A ONG Luta pela Paz promove no próximo domingo (26) a III Corrida Destemidas, no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte do Rio. O evento, que celebra os 25 anos de fundação da organização, integra a programação do Festival Mulheres do Mundo (WOW) e tem participação gratuita para 400 mulheres.
Com um percurso de 4 quilômetros, a corrida tem largada marcada para as 7h30, em frente à sede da Luta pela Paz, na Rua Teixeira Ribeiro, 900. As corredoras passarão por pontos emblemáticos do bairro, como o Complexo de Escolas do Amanhã, a Vila Olímpica da Maré, a Rua Tancredo Neves e a mata da Maré, retornando ao ponto inicial.
Esporte, saúde e empoderamento
Mais do que uma competição, o evento busca democratizar o acesso à corrida de rua, modalidade que vem crescendo nas zonas Sul e Central do Rio, mas ainda tem pouca presença nas áreas periféricas. A iniciativa incentiva a prática esportiva como ferramenta de saúde, socialização e empoderamento feminino, promovendo benefícios físicos e emocionais.
A coordenadora de Ações Afirmativas em Gênero, Inclusão e Raça da Luta pela Paz, Viviane Carmen, destaca o simbolismo do evento.
“No momento em que corremos, promovemos o autocuidado. E, ao mesmo tempo, é coletivo, porque inspira, encoraja e reúne. Ocupar as ruas correndo é também ocupar outros espaços da vida”, afirma.

Preparação e histórias de transformação
As corredoras do projeto Destemidas vêm se preparando há meses para o evento, com treinos semanais, trilhas, passeios culturais e rodas de conversa. A proposta é fortalecer laços entre as participantes e ampliar o acesso das mulheres da Maré aos espaços públicos da cidade.
Entre as atletas está Walkiria Santos, moradora da comunidade, que encontrou na corrida uma nova forma de viver.
“O Destemidas mudou minha vida. Hoje corro 10 quilômetros, tenho mais disposição e quero incentivar outras mulheres a virem para a rua. Correr é vida!”, conta.
A III Corrida Destemidas é mais uma ação que reforça o compromisso da Luta pela Paz com o fortalecimento feminino e a democratização do esporte nas periferias, celebrando uma trajetória de 25 anos dedicados à transformação social por meio do esporte, da educação e da igualdade de gênero.






