Criminosos armados invadiram o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) na madrugada da virada do Réveillon, em São Paulo. A ação foi registrada por câmeras internas de segurança e mostra seguranças sendo rendidos durante o assalto.
Segundo informações do instituto, os suspeitos chegaram ao local poucos minutos antes da meia-noite e deixaram o prédio logo após a virada do ano. O crime foi registrado no 91º Distrito Policial (Ceasa), e a perícia foi realizada na manhã desta quinta-feira (1º).
Imagens do sistema de vigilância mostram ao menos três criminosos envolvidos inicialmente na ação, que ocorreu em um dos prédios do campus da USP na capital paulista.
Assalto ocorreu durante a virada do ano
Durante o roubo, os criminosos chegaram a utilizar um veículo utilitário para transportar os itens levados dos laboratórios. Até o momento, não há informações sobre suspeitos presos ou identificados.
No momento da invasão, dois seguranças faziam o plantão no prédio. Nenhum deles ficou ferido. De acordo com apuração, o número de vigilantes era o mesmo de uma noite comum, sem redução por se tratar do Réveillon.
A rotina de segurança do instituto prevê a presença permanente de dois vigilantes de prontidão no local, inclusive durante feriados e datas comemorativas.
Cabos, cobre e computadores foram levados
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que quatro criminosos participaram da ação. Dois deles entraram a pé no prédio e renderam os vigilantes, enquanto outros dois chegaram posteriormente em uma van.
Ainda segundo a SSP, o grupo roubou cerca de 80 metros de cabos de plástico, oito bobinas de fios de cobre e os celulares dos seguranças mantidos reféns durante o assalto.
Softwares e dados de pesquisa estão entre os prejuízos
O vice-diretor do instituto, professor Ildo Sauer, afirmou que os criminosos também levaram computadores com discos rígidos que armazenavam registros, informações de ensaios e testes científicos.
Além dos dados, foram roubados softwares desenvolvidos no próprio Instituto de Energia e Ambiente, utilizados especificamente para pesquisas e estudos realizados pela equipe da USP. O impacto total do prejuízo ainda está sendo avaliado.






