Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Brasil
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Destaque
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Brasil
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Esportes
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Rio de Janeiro
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
Rio de Janeiro
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Cúpula da Amazônia tem início nesta terça-feira

Siga-nos no

Imagem: Reprodução

A Cúpula da Amazônia tem seu início agendado para esta terça-feira (8), reunindo líderes de nações amazônicas com o intuito de discutir estratégias para o desenvolvimento sustentável na região. Juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Belém receberá os presidentes da Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru e Venezuela. Devido a questões internas, Equador e Suriname enviarão representantes em seu lugar.

Um dos propósitos da Cúpula da Amazônia, que se estenderá até a quarta-feira (9), é o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), entidade internacional com sede em Brasília.

O evento sucede os Diálogos Amazônicos, os quais congregaram representantes de instituições, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e demais nações amazônicas, com o objetivo de elaborar sugestões para políticas públicas sustentáveis na região. As conclusões desses debates serão apresentadas aos chefes de Estado como propostas durante a cúpula.

A intenção é que as nações adotem algumas dessas propostas, adaptando-as às suas realidades. No caso do Brasil, o governo expressou seu compromisso em estabelecer mecanismos que permitam à sociedade civil monitorar a implementação das políticas adotadas, com transparência e a possibilidade de eventuais ajustes.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, indicou à Agência Brasil o interesse político do governo brasileiro em criar instrumentos que possibilitem o acompanhamento pelas organizações civis da execução das propostas, assim como suas atualizações, caso necessário. “O acompanhamento das propostas dos Diálogos Amazônicos, no contexto brasileiro, será conduzido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mas haverá diversos mecanismos. O PPA [Plano Plurianual] em construção é um exemplo, incorporando sugestões pertinentes”, afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante os eventos dos Diálogos Amazônicos.