Na manhã deste sábado (11/10), a Avenida Chile, no Centro do Rio, virou passarela para os integrantes do “Débora Bloco”, um grupo de foliões que decidiu transformar a reta final da novela ‘Vale Tudo’ em um verdadeiro carnaval fora de época. Com direito a estandarte.
Com looks monocromáticos dignos de Aldeíde, interpretada pela atriz Karine Teles, e terninhos de Odete e perucas loiras, entre outras máscaras e adereços, o bloco se concentrou em frente ao prédio que, na trama da TV Globo, abrigava a sede da TCA, a companhia aérea da família Roitman e epicentro de todas as intrigas. O imóvel, aliás, tem andares da UFRJ que irão a leilão, fica na Avenida Chile.
O “Débora Bloco” nasceu nas redes sociais, viralizou e agora toma conta das ruas com irreverência, criatividade e uma boa dose de nostalgia.
Ao som de bateria e vestido com fantasias de personagens, centenas de noveleiros tomaram a via para o desfile do “Débora Bloco”, uma homenagem coletiva à novela Vale Tudo, que se despede da TV Globo na sexta (17) em clima de apoteose popular.
O público misturou saudosismo, ironia e deboche – marca registrada de Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch. Alguns se fantasiaram com blazer e saia lápis, como uma executiva saída dos anos 1980; outros apostaram em ternos coloridos, luvas, ombreiras e taças de vinho de plástico.
Houve ainda quem vestiu as roupas usadas pela personagem Raquel, incorporada pela atriz Thaís Araújo, que vendia sanduíches na Praia de Copacabana no início da trama.
Tem gente fantasiada de espírito da Odete Roitman (Debora Bloch), de vilã corporativa, de mocinha injustiçada e até de telefone — aquele que tocou no último capítulo, lembram?
Enquanto o Brasil ainda tenta desvendar o maior mistério da teledramaturgia nacional, os cariocas seguem fazendo o que sabem de melhor: transformar qualquer enredo em festa.
Porque, no fim das contas, vale tudo — inclusive sair fantasiado de Odete Roitman em pleno sábado de outubro.