A Defensoria Pública do Rio de Janeiro realiza, neste sábado 16/08, a oferta de 200 exames de DNA gratuitos para aqueles que querem identificar o pai e colocar o nome dele na certidão de nascimento. O reconhecimento de paternidade é voluntário, e o resultado dos exames serão disponibilizados em até 25 dias após a testagem.
A ação, que integra a campanha nacional “Meu Pai Tem Nome” e tem apoio do Club de Regatas Vasco da Gama, acontecerá no Estádio de São Januário, das 9h às 15h.
Essa é a quinta edição do mutirão, promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada simultaneamente em diversos estados do país. Durante o evento, uma camisa oficial do Vasco será autografada pelos jogadores. A expectativa é que 600 pessoas sejam atendidas.
Uma das novidades desta ação é a participação inédita do 9º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) de São Cristóvão, que oferecerá um serviço de grande impacto: dar entrada imediata na inclusão do nome do pai na certidão no próprio local do evento.
Além da Defensoria Pública, participam da ação o Detran-RJ e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).