Os moradores dos imóveis vizinhos à casa que desabou na comunidade Praia da Rosa, no bairro do Tauá, na Ilha do Governador, foram autorizados a retornar às suas residências. A liberação ocorreu nesta sexta-feira (26), após uma nova vistoria técnica da Defesa Civil Municipal constatar a ausência de riscos de novos desabamentos na área afetada.
As famílias vizinhas haviam sido forçadas a deixar o local na manhã da última quinta-feira (25), logo após o desabamento que causou a morte das irmãs Vitória Aleixo Leandro de Melo, de 11 anos, e Agatha Aleixo Leandro de Melo, de apenas 4 anos.
De acordo com o órgão, seis residências localizadas no entorno imediato do acidente passaram por uma inspeção detalhada. Os engenheiros identificaram apenas avarias pontuais nos imóveis. Como não foi constatado nenhum comprometimento estrutural grave que colocasse em xeque a segurança dos moradores, a ordem de interdição foi oficialmente revogada.
Enquanto os vizinhos tentam retomar a rotina, os peritos da Defesa Civil continuam trabalhando no local. Engenheiros buscam coletar provas técnicas para determinar com exatidão as circunstâncias e as falhas que provocaram o colapso da edificação.
A sexta-feira também foi marcada pelo luto e pela dor na Ilha do Governador. Sob forte comoção de parentes, amigos e moradores da Praia da Rosa, os corpos das pequenas Vitória e Agatha foram sepultados no Cemitério da Cacuia. O clima durante a cerimônia de despedida foi de profunda revolta e tristeza pela interrupção precoce da vida das duas crianças.










