O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% a chamada “Tarifa Mundial”, sobretaxa comercial aplicada, segundo ele, a países que “exploraram os EUA por décadas”.
A declaração foi publicada na rede social Truth Social. No texto, Trump afirmou que a medida tem efeito imediato e que o novo percentual representa o “nível totalmente permitido e legalmente testado” de cobrança.
O presidente justificou a decisão com base em uma “revisão exaustiva” de uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre tarifas, divulgada na sexta-feira (20). Ele classificou o entendimento como “ridículo”, “mal escrito” e “extraordinariamente antiamericano”.
Segundo Trump, ao longo dos próximos meses o governo irá definir e publicar as novas tarifas “legalmente permissíveis”. O republicano afirmou ainda que as sobretaxas fazem parte da estratégia para impulsionar o projeto “Make America Great Again” (MAGA), sua principal bandeira política.
“As novas tarifas continuarão nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de tornar a América grande novamente — maior do que nunca”, escreveu.






