A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram, na manhã desta segunda-feira (10/11), um depósito de bebidas na Lapa, no Centro do Rio. Situado na Travessa do Mosqueira, nº 04, o local funcionava sem alvará de funcionamento e licença sanitária vigente. Além disso, foram constatadas péssimas condições sanitárias, fezes de roedores, presença de animais domésticos e fiação exposta. O estabelecimento ainda foi multado pelas condições de higiene insatisfatórias e por fabricar gelo impróprio para o consumo.
A ação foi iniciada por volta das 08h30 e embasada em denúncias recebidas pela SEOP. Os agentes ainda fiscalizaram outros dois estabelecimentos na região. O estabelecimento situado na Rua Visconde de Maranguape, nº 19, foi autuado por apresentar condições higiênicas insatisfatórias com acúmulo de objetos inservíveis, desorganização e gelo sem procedência. Um outro estabelecimento na Avenida Mem de Sá, nº 17, foi visitado pelos fiscais, porém, não estava mais em funcionamento.
Ao todo, a SEOP e o IVISA-Rio apreenderam 28 engradados de bebidas, uma máquina de gelo, 280 garrafas de bebidas destiladas armazenadas em condições precárias, 800 latas e garrafas de outras bebidas diversas, um carrinho de carga, três grades de ferro e duas placas de publicidade. O material foi encaminhado para o depósito da secretaria, situado em Bonsucesso, na Zona Norte. Além disso, quatro motocicletas ainda acabaram removidas para o depósito público de veículos.
“Ações como essa visam cuidar do cidadão carioca. O objetivo é evitar que as pessoas bebam e consumam produtos fabricados e armazenados em péssimas condições. A SEOP e o IVISA-Rio serão cada vez mais rígidos neste tipo de fiscalização”, destaca o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
A operação contou com o apoio de caminhões e a Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE) ainda retirou coberturas irregulares instaladas pelos depósitos que avançavam sobre o passeio público. A Guarda Municipal também participou da fiscalização.






