A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (23) o “Dia D” da Operação Rastreio, voltada ao combate de roubo, furto e receptação de celulares em todo o estado. Desde o início da ação, mais de 225 pessoas foram presas e mais de três mil aparelhos apreendidos.
A segunda fase da operação começou na última segunda-feira (20), quando cerca de quatro mil usuários de celulares roubados receberam intimações para entregar os aparelhos às delegacias. Quem devolvesse os dispositivos dentro de 72 horas poderia evitar responsabilização criminal.
Durante a ação, prisões e apreensões ocorreram em várias regiões. No Centro do Rio, cinco pessoas foram presas em flagrante por furtos durante o jogo Flamengo x Racing. Em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, lojas e estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, resultando na apreensão de centenas de celulares sem nota fiscal e peças sem procedência.
Desde a criação da Operação Rastreio, em maio, mais de 420 pessoas foram presas e 5,8 mil celulares apreendidos. Cerca de 2,8 mil dispositivos já foram devolvidos aos donos. A operação conta ainda com o aplicativo gratuito Celular Seguro RJ, que permite registrar o IMEI e verificar restrições de aparelhos.






