O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado neste sábado (20/09), será marcado por uma ação de limpeza e distribuição de cartilhas educativas, na Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, das 8h às 12h. A ativação será realizada pelo Instituto Gas Petro e pela Equipe F3 Esporte Cultura, idealizadores do Projeto Arte de aMAR, junto a estudantes de escolas públicas.
Após percorrem 8.125 km do litoral brasileiro para a realização de uma pesquisa, o Instituto de Oceanografia da USP e a ONG Sea Shepherd Brasil constataram que 91% do lixo encontrado em 306 praias tem no plástico de uso único o item predominante. Durante o levantamento, os pesquisadores coletaram 2,3 toneladas de resíduos, com a presença de plásticos descartáveis dominando a paisagem costeira.
Os idealizadoras do projeto Arte de aMAR, Maria Marques e Felipe Mattos, destacam que pequenos cuidados no cotidiano podem representar resultados diferenciados na qualidade marinha, se adotados pela coletividade: “A cada oficina e ação prática, buscamos mostrar aos jovens que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. Ao refletirem sobre o impacto do plástico nos oceanos, eles se tornam protagonistas da preservação ambiental e multiplicadores dessa consciência em suas comunidades. O Arte de aMAR é, acima de tudo, um convite para cuidar da vida e do futuro do nosso planeta”, afirmam Maria e Felipe.
O projeto de preservação ambiental mobiliza alunos de 27 escolas públicas do Rio de Janeiro sobre os impactos do plástico no ecossistema marinho e a preservação da biodiversidade. Nas ações são realizadas oficinas presenciais, dinâmicas interativas e materiais audiovisuais.
Entre junho e agosto, o Arte de aMAR impactou 2.293 crianças e jovens em 98 turmas. Para 2026, o projeto prevê novas ações criativas e educativas para conscientizar sobre o impacto do plástico nos oceanos.