O Disque Denúncia recebeu mais de 130 ligações com informações sobre o Comando Vermelho (CV) durante a megaoperação desta terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio. A ação, que é parte da Operação Contenção, resultou em 64 mortes — entre elas quatro policiais — e 81 prisões. Na manhã desta quarta-feira (29), mais de 60 corpos foram encontrados em uma área de mata na região.
De acordo com o canal, 131 denúncias foram registradas até as 22h30 de terça, todas relacionadas ao CV no Alemão. O aumento ocorreu logo após o anúncio da recompensa de R$ 100 mil para quem ajudar a localizar Edgard Alves Andrade, o Doca ou Urso, um dos principais líderes da facção. O valor iguala os recordes históricos pagos pela polícia, como o da captura de Fernandinho Beira-Mar nos anos 2000.
Quem é Doca
Com 55 anos, Doca é considerado foragido e de alta periculosidade. Ele possui mais de 20 mandados de prisão e é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores. O nome dele ganhou notoriedade ao ser apontado como mandante da execução de três médicos e da tentativa de assassinato de um quarto, em um quiosque na Barra da Tijuca, em outubro de 2023.
A polícia também o investiga pelo desaparecimento de três meninos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e pela expansão do CV para a Zona Oeste, com ataques em Gardênia Azul e Rio das Pedras. Em 2024, Doca foi alvo da Operação Buzz Bomb, da Polícia Federal, que apurou o uso de drones para lançar explosivos contra bases policiais e facções rivais.
Como denunciar
O Disque Denúncia reforça que mantém o anonimato dos informantes. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Doca pode repassar dados pelos seguintes canais:
-
Central de Atendimento: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177
-
WhatsApp Anonimizado: (21) 2253-1177
-
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
A operação
A ofensiva mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, com apoio do Ministério Público do Rio, para cumprir 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão contra lideranças do CV que atuam em 26 comunidades dos complexos do Alemão e da Penha.
Durante a ação, 60 suspeitos morreram em confrontos, mas na manhã seguinte moradores retiraram mais de 60 corpos da Serra da Misericórdia, onde se concentraram os tiroteios. Os corpos foram levados para a Praça São Lucas, na Estrada João Lucas, uma das principais vias da região.






