O Consulado-Geral do Brasil em Portugal confirmou que dois brasileiros estão entre os feridos no acidente envolvendo o bondinho da Glória, um dos principais cartões-postais de Lisboa. O episódio, que aconteceu nesta quarta-feira, (03/09), deixou 16 mortos e 21 feridos, de acordo com informações oficiais divulgadas pelas autoridades portuguesas.
O consulado informou que recebeu o registro de dois cidadãos brasileiros afetados pelo acidente. Um deles foi atendido na Unidade de Saúde Local Amadora/Sintra e já recebeu alta médica. O segundo brasileiro continua internado e pode ser transferido para a mesma unidade hospitalar. Ainda não foram divulgados nomes, idades ou outras informações de identificação sobre os pacientes.
Inicialmente, autoridades brasileiras haviam afirmado que não havia brasileiros entre as vítimas. No entanto, a confirmação de dois feridos foi feita apenas na tarde desta quinta-feira, 4 de setembro, após atualização das informações por parte das autoridades locais e das unidades de saúde envolvidas no atendimento às vítimas.
Além dos brasileiros, o acidente também envolveu vítimas de outras nacionalidades. De acordo com a imprensa portuguesa, há entre os mortos e feridos dois cidadãos espanhóis, dois alemães, uma francesa, um italiano, um suíço, um canadense, um sul-coreano, um marroquino e um cabo-verdiano.
Acidente
O bondinho da Glória, conhecido oficialmente como Elevador da Glória, é um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital portuguesa. Inaugurado em 1885, o sistema conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, em um trajeto de aproximadamente 265 metros pela Calçada da Glória. O funicular é conhecido pelos tradicionais vagões amarelos e brancos, que se movimentam em sistema de contrapeso: enquanto um sobe, o outro desce.