Duque de Caxias registrou uma queda expressiva nos índices de criminalidade em 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a comparação entre outubro de 2024 e outubro de 2025 mostra reduções de 47,8% na letalidade violenta, 65,8% nos roubos de carga, 46,5% nos roubos de veículos e 21,8% nos roubos de rua.
Os resultados são fruto da integração entre a Prefeitura, o 15º Batalhão da Polícia Militar e programas estaduais como o PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança) e o Segurança Presente. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Vinicius Carvalho, o alinhamento entre as forças locais e estaduais tem tornado mais eficiente o uso de recursos e ampliado a eficácia das ações.
A Prefeitura vem investindo na ampliação da estrutura de segurança, com novas viaturas para o PROEIS, o Segurança Presente e a Guarda Municipal. O programa Caxias Livre, responsável pela remoção de barricadas em vias públicas, também tem contribuído para a retomada de áreas antes dominadas por facções.
De acordo com o comandante do 15º BPM, coronel Fábio Reis, programas como o Caxias Livre e a Patrulha da Madrugada têm apresentado resultados positivos. “Não existe fórmula mágica na segurança pública, mas a integração e o planejamento estão permitindo levar segurança e serviços à população”, destacou.
Entre as medidas em andamento estão a criação do Módulo Integrado de Segurança, a aquisição de pistolas elétricas, concurso público para ampliar o efetivo e reformas na sede da Guarda Municipal. A cidade também aposta em tecnologia, com câmeras inteligentes equipadas com reconhecimento facial e leitura de placas, conectadas ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), o que tem agilizado operações e reforçado o combate à violência.






