A edição de setembro do Varanda Sonora da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage convida Luis Carlos Csekö — maestro, compositor e fundador do Núcleo de Música Experimental e Intermídia (NuMExI/RJ). O evento acontece na próxima sexta-feira (26), a partir das 19h, com entrada gratuita, no jardim do equipamento cultural. O encontro sonoro-musical é realizado desde 2017 com curadoria do Manata e Laudares, os professores da EAV Franz Manata e Saulo Laudares. Nesta temporada, quando a EAV completa 50 anos, será dedicada aos Fundamentos – com a pluralidade de abordagens e perspectivas artísticas.
“Há 50 anos, a Escola de Artes Visuais recebe eventos de diversas manifestações artísticas, contribuindo com o fomento, formação e desenvolvimento do pensamento em torno da arte. O Varanda Sonora, por exemplo, é uma atividade de música, com entrada gratuita, quando convidamos toda a sociedade. Esse é o compromisso da EAV Parque Lage”, conta a diretora da EAV, Tania Queiroz.
O Varanda Sonora é um encontro sonoro-musical que contribui para a ampliação das noções de convivência, uso e produção de conteúdo. A cada edição, artistas, músicos, DJs, produtores e pesquisadores compartilham seus percursos e experiências. Os encontros são transmitidos, gravados e disponibilizados gratuitamente, na forma de podcasts e mixtapes em: artesonora.net.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage é uma das principais escolas de arte do Brasil e da América Latina, na formação de novos artistas e novos públicos, contribuindo de maneira singular com a arte contemporânea brasileira. São mais de 50 cursos em diversas áreas criativas para formação e desenvolvimento das habilidades artísticas. Em 2025, a escola completa 50 anos, apresentando uma programação para celebrar a data.
Sobre Luis Carlos Csekö
Nascido em Salvador, em 1945, é mestre em Música, Composição e Educação Musical pela University of Colorado/Columbia, New York. Desenvolve projeto de pesquisa em pedagogia, ministrando a Oficina de Linguagem Musical, no Conservatório Brasileiro de Música e na Funarte. Sua obra enfatiza a interface entre música, movimento, luz/ sombra e espaço cênico, com todos os elementos precisamente instruídos na partitura. Após sua volta ao Brasil em 1981, Csekö radicou-se no Rio de Janeiro, onde fundou e foi co-diretor do Núcleo de Música Experimental e Intermídia (NuMExI/RJ).
Serviço
Data: 26 de setembro, sexta-feira, 19h
Local: Jardim da EAV Parque Lage
Classificação: Livre
Atividade gratuita