A atividade econômica do Rio de Janeiro cresceu 3,1% em termos reais — já descontada a inflação — no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho foi puxado principalmente pelo setor de serviços, principal motor da economia brasileira e carioca, que registrou crescimento semelhante.
Os dados são do Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), que acompanha mensalmente o comportamento da economia da cidade e é consolidado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
O índice combina informações da arrecadação de impostos, como ISS e ICMS, com números do IBGE referentes aos setores de serviços e comércio. No segundo trimestre de 2025, taxa de variação positiva ficou 2,3% acima do registrado no mesmo período de 2024.
O IAS-Rio, que acompanha exclusivamente a atividade de serviços, responde por mais de 86,5% da economia do município. De janeiro a março, o segmento registrou alta de 3,1% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado.