Convocado novamente para a Seleção Brasileira, Éder Militão falou com sinceridade sobre o período em que esteve afastado dos gramados por conta de duas graves lesões nos joelhos. O zagueiro do Real Madrid foi chamado por Carlo Ancelotti para os amistosos desta Data Fifa, marcando seu retorno à equipe nacional depois de mais de um ano.
“Foram dois anos difíceis, com duas lesões muito complicadas. Na segunda, a gente encara de outra forma porque já conhece o processo, mas não é fácil. Precisa estar apegado à família e a Deus, porque você sai completamente da rotina. Depende dos outros para tudo. Graças a Deus consegui me recuperar e voltar em alto nível. Mas, na segunda lesão, pensei em parar de jogar. Com o apoio da minha esposa, da minha família, da minha filha e dos meus companheiros, hoje posso estar aqui”, contou Militão em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
O zagueiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em agosto de 2023 e passou por cirurgia, ficando cerca de oito meses fora. Quando parecia recuperado, uma nova lesão o atingiu: em novembro do mesmo ano, rompeu o ligamento do joelho direito e também teve lesão no menisco. O defensor precisou de nova cirurgia e mais um longo período de recuperação, voltando a jogar apenas durante o Mundial de Clubes, em julho.
Nas últimas duas temporadas, Militão disputou 31 partidas pelo Real Madrid. Já na atual, 2025/26, soma sete jogos, todos como titular.
Retorno a Seleção Brasileira
Portanto, de volta à Seleção, o zagueiro reencontra um velho conhecido: Carlo Ancelotti, com quem trabalhou no Real Madrid entre 2021 e 2025. Juntos, conquistaram 11 títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões. “A convivência que tive com ele no Real ajuda muito. Conversamos bastante. É uma pessoa que agrega não só para mim, mas para todo o grupo. Além disso, ele tem uma grandeza enorme pelo que já conquistou. Agora depende de mim: preciso fazer bem no meu clube para me firmar na Seleção”, disse Militão.
A Seleção Brasileira entra em campo na sexta-feira, 10 de outubro, para enfrentar a Coreia do Sul, em amistoso internacional no Estádio Sang-am, em Seul. A partida começa às 8h (horário de Brasília).