Antes de mais nada, o Brasil enfrenta a Bolívia nesta terça-feira, (9), em duelo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, em El Alto. Esse é o primeiro jogo do time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti nesta cidade, mas não será o primeiro desafio verde e amarelo na altitude boliviana.
A saber, El Alto está localizada 4.150 metros acima do nível do mar. Para evitar um maior desgaste dos jogadores, a Confederação Boliviana de Futebol tinha o costume de agendar as partidas no Estádio Hemano Siles, em La Paz. A capital se encontra a 3.640 metros.
É previsto que o Brasil tenha dificuldades como maior cansaço e pouca adaptação ao ritmo intenso da partida. Vale ressaltar que alguns times minimizam o impacto da altitude ao permancer o mínimo possível no local. Em resumo, as equipes chegam poucas horas antes do início dos jogos.
A Seleção Brasileira não possui um retrospecto tão favorável jogando na altitude boliviana. Em um total de nove jogos, a equipe verde e amarelo contabiliza apenas três vitórias. A última, por exemplo, foi a goleda por 4 a 0, sob o comando do técnico Tite, no ano de 2022. Por fim, Brasil e Bolívia se enfrentam às 20h30, no horário de Brasília, em Em Alto.
*Reportagem: Bruno Bravo Duarte/ Agência RTI Esporte