Areal foi o ponto de partida do programa Novas Rotas, da Embratur, lançado nesta segunda-feira (13) pelo presidente Marcelo Freixo, com a presença do prefeito Gutinho Bernardes (PP), secretários de turismo e representantes de 15 municípios da Região Serrana. O projeto tem como objetivo internacionalizar destinos turísticos fora dos roteiros tradicionais e impulsionar o desenvolvimento do interior fluminense.
Durante o encontro, foi lançada a Rota Serra do Rio, conectando Nova Friburgo, Teresópolis, São José do Ubá, Petrópolis, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Miguel Pereira. O roteiro valoriza o patrimônio natural, histórico e cultural da região, com destaque para a vocação de Areal no enoturismo.
Segundo Freixo, a escolha do município representa o reconhecimento da força de novos arranjos produtivos ligados ao turismo. “Ao escolher Areal como ponto de partida, estamos valorizando a força de novos arranjos produtivos ligados ao turismo, como a enocultura, que vem crescendo no estado do Rio”, afirmou.
O prefeito Gutinho Bernardes destacou que o turismo está se consolidando como uma nova vocação econômica. “Receber a primeira capacitação do Novas Rotas é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para fortalecer nossa identidade e mostrar que a serra fluminense tem muito a oferecer ao mundo”, declarou.
O programa Novas Rotas já foi implantado no Sul Fluminense, Costa Verde e Costa do Sol, e agora chega à Região Serrana para expandir a presença do turismo brasileiro em novos mercados internacionais.