O jornalista Ernesto Paglia será o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura, a partir de fevereiro, depois do Carnaval. A informação foi divulgada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, e marca uma nova fase do programa de entrevistas mais tradicional da televisão brasileira.
Até o fim de janeiro, a emissora exibirá edições inéditas que já haviam sido gravadas por Vera Magalhães, que esteve à frente da atração durante seis anos. A saída da jornalista foi anunciada no início de 2026 e, segundo a direção da Cultura, integra um processo mais amplo de renovação editorial.
Decisão da diretoria e foco na renovação
A presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Angela de Jesus, afirmou que a escolha de Paglia foi uma decisão da diretoria executiva. “O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento. Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante”, disse.
Com 45 anos de carreira no jornalismo, que serão completados em 2026, Paglia deixou a TV Globo em 2023, após mais de quatro décadas na emissora, embora tenha seguido colaborando com reportagens esporádicas desde então. Para ele, o convite representa um novo estímulo profissional. “Prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão”, afirmou.
Compromisso com a tradição do programa
O jornalista destacou ainda o peso simbólico do programa que passa a comandar. “Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira, o Roda Viva. Estou muito feliz, e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo programa nos seus 40 anos de história”, declarou.
A troca no comando da atração foi explicada anteriormente por Maria Angela de Jesus como parte de um processo natural de oxigenação. “O Roda Viva é o programa mais longevo da Cultura. Em 40 anos, já teve 14 apresentadores. Essa oxigenação faz parte do perfil da atração”, disse a presidente, à época do anúncio da saída de Vera Magalhães.
Trajetória profissional de Ernesto Paglia
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Ernesto Paglia iniciou sua trajetória profissional nos anos 1980. Na Globo, participou de coberturas históricas, como o movimento das Diretas Já, a visita do papa João Paulo 2º ao Brasil e a conquista do tricampeonato mundial da Itália na Copa de 1982. Também foi correspondente internacional da emissora em Londres em duas ocasiões.
Casado com a jornalista Sandra Annenberg, Paglia é pai de Elisa. Para a diretora de Jornalismo da TV Cultura, Marília Assef, a trajetória do novo apresentador foi determinante na escolha. “Paglia contribuirá para a relevância já consagrada do Roda Viva, conduzindo entrevistas aprofundadas, respeitando a diversidade de entrevistados, com uma bancada autônoma e plural. Estamos confiantes de que sua condução irá manter o rigor jornalístico que sempre caracterizou o programa”, afirmou.






