Com a aproximação do Carnaval 2026, as escolas do Grupo Especial já deram início aos tradicionais ensaios de rua. Gratuitos e abertos ao público, os treinos ajudam a ajustar canto, ritmo e evolução antes dos desfiles que acontecem nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro na Marquês de Sapucaí. As apresentações movimentam diferentes bairros e atraem torcedores e curiosos.
A Paraíso do Tuiuti realiza seus ensaios sempre às segundas-feiras, no Campo de São Cristóvão. A escola prepara o samba-enredo “Lonã Ifá Lukumi” e concentra seus treinos às 20h, em frente ao Colégio Pedro II. Neste ano, a agremiação optou por não realizar ensaios de quadra, focando apenas nas atividades de rua.
A Unidos de Vila Isabel segue sua tradição de ocupar o Boulevard Vinte e Oito de Setembro às quartas-feiras, levando para a rua o enredo “Macumbembê, Samborembá”. Os treinos começam às 20h, em frente à Basílica Nossa Senhora de Lourdes, e reúnem a comunidade semana após semana.
Às quintas-feiras, é o Acadêmicos do Salgueiro quem toma conta das ruas do Andaraí. Os ensaios começam com concentração às 20h e saída às 20h30 na Rua Maxwell. A escola trabalha o samba-enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, reunindo foliões para afinar o canto até o grande dia.
A Unidos da Tijuca também marca presença nas quintas, iniciando seus treinos às 19h na Avenida Francisco Bicalho, no Santo Cristo. Com o samba-enredo “Carolina Maria de Jesus”, a escola tem priorizado os ensaios de rua como preparação para o desfile, reunindo integrantes e torcedores semanalmente.






