Os Estados Unidos realizaram bombardeios nesta sexta-feira (26/06) na região do Estreito de Ormuz após acusarem o Irã de violar o cessar-fogo firmado entre os dois países.
Segundo o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, os ataques atingiram locais de armazenamento de mísseis e drones iranianos, além de sistemas de radar no sul do país. Washington afirma que a ação foi uma resposta a ataques iranianos contra embarcações comerciais na região.
Esta é a primeira ofensiva desde o acordo de paz inicial assinado em 17 de junho, que buscava encerrar o conflito entre os dois países e garantir a reabertura do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas do comércio mundial de petróleo.
Antes dos bombardeios, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã lançou drones contra navios que atravessavam o estreito. Segundo ele, uma embarcação foi atingida, enquanto outras ações foram interceptadas pelas forças americanas. Trump classificou o episódio como violação do acordo e afirmou que uma resposta poderia ocorrer.
O governo iraniano confirma um ataque a uma área portuária, mas não detalhou os danos. A situação aumenta a tensão na região, considerada estratégica para o transporte marítimo global.










