Antes de mais nada, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, segue sem pressa para voltar ao futebol. O ex-técnico de Flamengo e Corinthians, encerrou as conversas para assumir o lugar do argentino Fernando Batista no comando da seleção da Venezuela a partir de 2026.
A Agência RTI Esporte apurou que Tite conversou na última semana com Jorge Giménez, presidente da FVF (Federação Venezuelana de Futebol), sem avanços. Isso porque o ex-comandante da Seleção Brasileira está focado em cuidar da saúde.
Em setembro de 2025, Tite fez uma cirurgia no joelho para colocar uma prótese. O procedimento faz parte do processo de reabilitação que o tirou do futebol neste ano e deve mantê-lo em recuperação por pelo menos um mês.
Jorge Giménez via em Tite o nome ideal para liderar o projeto esportivo da Vinotinto rumo à Copa do Mundo de 2030. Ainda assim, o brasileiro teria sinalizado que, por enquanto, não pretende assumir seleções sul-americanas.
Ainda segundo apurou a reportagem, Tite, desde a saída do Flamengo, em setembro de 2024, tem se dedicado a projetos pessoais e estudos sobre o futebol europeu. Recentemente, ele também recebeu sondagem do Besiktas, da Turquia. Mas, não chegou abrir negociação.
Apesar da negativa, a FVF mantém planos de buscar um técnico estrangeiro de peso no futuro. Enquanto isso, Tite segue fora do mercado, sem pressa e observando o cenário, à espera de um projeto que o motive novamente.
Em quais clubes Tite treinou?
Antes de tudo, Tite treinou diversos clubes importantes no Brasil. Ele trabalhou no Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Palmeiras. Seu último trabalho foi no Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 2024.
Além disso, comandou a Seleção Brasileira de 2016 a 2022. Nesse ínterim, conquistou a Copa América de 2019. O técnico esteve a frente da equipe nacional em duas edições da Copa do Mundo: 2018 na Rússia e 2022 no Catar.
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte