O Exército Brasileiro apresentou oficialmente nesta quarta-feira (17/06) o aguardado projeto de revitalização e restauração do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas, o icônico complexo localizado no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passará por uma intervenção profunda para resgatar sua imponência e valor histórico.
A proposta prevê uma ampla recuperação estrutural do complexo, a restauração minuciosa de elementos históricos e a implementação de melhorias significativas nos espaços de visitação pública. O principal objetivo da ação é devolver ao monumento exatamente as características originais da época de sua inauguração, ocorrida em 1960, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e um memorial com restos mortais dos 466 soldados brasileiros que morreram em combate.
Segundo as informações detalhadas apresentadas durante o evento, esta nova intervenção será consideravelmente mais abrangente do que a última reforma de grande porte realizada no local, em 2001. Desta vez, o foco principal incluirá obras complexas nas áreas de sustentação da estrutura. Atualmente, o monumento apresenta sinais visíveis de deterioração, como infiltrações e deslocamentos que, inclusive, exigiram a instalação de escoramentos preventivos em setores específicos.
Apesar do importante pontapé inicial, a viabilização total da obra ainda depende da captação de cerca de R$ 40 milhões. A expectativa do Exército Brasileiro é atrair o montante restante por meio de mecanismos de incentivo à cultura, além de novas parcerias com instituições públicas e privadas que reconheçam a importância de preservar o patrimônio cultural e a história militar do país.










