O prédio do Ministério da Igualdade Racial, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, precisou ser evacuado na manhã desta terça-feira (25/11), por volta das 10h, após uma explosão em uma subestação de energia próxima ao local. Servidores deixaram o prédio com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).
Ao todo, 30 pessoas foram atendidas. Um trabalhador teve 60% do corpo queimado, duas pessoas sofreram intoxicação por fumaça e outras 27 receberam atendimento médico, a maioria com sintomas leves. Apenas três vítimas precisaram ser levadas a hospitais, segundo o capitão Charles Palomino, do CBMDF.
A servidora Joana Silva, de 27 anos, relatou momentos de pânico. “Escutamos a explosão e a fumaça subindo rapidamente. Algumas pessoas ficaram presas no elevador, mas a maioria desceu pelas escadas de incêndio”, contou.
A explosão ocorreu durante um serviço de manutenção realizado por funcionários terceirizados na subestação externa que abriga o gerador do ministério. A vítima mais grave trabalhava diretamente no gerador no momento do acidente. Outra pessoa se feriu sem queimaduras, e um terceiro funcionário, que tentou ajudar, sofreu apenas intoxicação.
Em nota, a CEB Ipês informou que todos os trabalhadores utilizavam equipamentos de proteção e que a situação na subestação está totalmente controlada. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.






