Fausto Silva, o Faustão, de 75 anos, passou por um retransplante renal nesta quinta-feira (7), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O novo transplante de rim foi planejado com um ano de antecedência, segundo boletim médico divulgado na noite de hoje. O apresentador também foi submetido a um transplante de fígado na quarta-feira (6), após agravamento de seu quadro clínico.
Internado desde 21 de maio, Faustão enfrenta uma infecção bacteriana aguda com sepse, condição grave que exigiu controle clínico rigoroso, reabilitação nutricional e estabilização para viabilizar os transplantes. Os órgãos foram doados por um mesmo doador e tiveram compatibilidade confirmada pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
A equipe médica responsável pelos procedimentos inclui os especialistas Dr. Álvaro Pacheco e Silva Filho (nefrologista), Dr. Marcelo Bruno de Rezende (cirurgião hepático), Dr. Fernando Bacal (cardiologista) e Dr. Eliezer Silva (diretor de sistemas de saúde do Einstein).
Faustão já havia passado por um transplante de coração em 2023 e um transplante de rim em fevereiro de 2024, além de sessões de hemodiálise frequentes desde então. O retransplante renal agora realizado foi necessário após complicações, mesmo após o primeiro procedimento bem-sucedido.