Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
  • 1
    Manchete Rio
Botafogo domina, mas empata com o Vitória no Nilton Santos
Botafogo
Botafogo domina, mas empata com o Vitória no Nilton Santos

Faustão passa por transplante cardíaco

Siga-nos no

O apresentador Fausto Silva passou por um transplante cardíaco neste domingo (20/08), de acordo com um boletim médico emitido pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo. A cirurgia foi realizada no início da tarde e teve uma duração aproximada de 2h30.

Segundo o boletim, o procedimento foi bem-sucedido e Fausto Silva está atualmente na UTI. As próximas horas são cruciais para monitorar a adaptação do órgão e controlar qualquer risco de rejeição.

“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de [domingo], quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informou a assessoria do hospital.

O Ministério da Saúde divulgou nota oficial para explicar a fila de transplantes e mostrar os critérios que levaram o apresentador Fausto Silva a receber um coração nesta tarde.

“Na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes”.

A manifestação ocorre após circularem críticas nas redes sociais sob uma suposta rapidez na operação em Faustão.

O Ministério da Saúde reforçou que a lista para transplantes “é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.”