O volante Fernandinho, de 40 anos, anunciou a sua aposentadoria dos gramados. O jogador fez sucesso na carreira com a camisa do Manchester City, se consolidou pelo Athletico Paranaense e também passou na Ucrânia, pelo Shakhtar Donetsk. Aliás, o jogador também deixou o seu nome marcado na Seleção Brasileira.
A última temporada profissional de Fernandinho aconteceu em 2024, justamente com a camisa do Atheltico Paranaense, clube que o revelou para o futebol. Foram 46 jogos, oito gols e sete assistências naquela temporada. O atleta acabou não permanecendo para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Fernandinho viveu o seu melhor momento no futebol pelo Manchester City, clube que defendeu entre os anos de 2013 e 2022. O jogador foi peça fundamental no processo de reconstrução do clube nessas temporadas. Foram cinco títulos de Premier League, além de Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra.
Na carreira, Fernandinho também teve passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk, clube que defendeu entre os anos de 2005 e 2013, antes de se transferir ao Manchetes City. O período também foi marcado por um processo de consolidação do atleta no futebol europeu.
No final de sua carreira, Fernandinho retornou ao futebol brasileiro para defender o Athletico Paranaense. Foram mais três temporadas pelo clube que o revelou para o futebol. No período, conquistou o título do campeonato paranaense.
Passagem pela Seleção Brasileira
Além dos clubes, Fernandinho também conseguiu se consolidar na Seleção Brasileira. O jogador defendeu o Brasil em duas edições de Copa do Mundo (2014 e 2018), além de duas edições de Copa América (2015 e 2019). Fernandinho fez parte de um processo importante para o Brasil, mas conquistou apenas o título da Copa América.
Nas categorias de Base da Seleção Brasileira, chegou a disputar o Mundial sub-20, durante o ano de 2003. Naquela ocasião, disputou quatro partidas e marcou um gol. O jogador também fez um gol na Copa do Mundo de 2014.






