A 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) já começou na Orla do Parque Nanci, homenageando a escritora Conceição Evaristo. Serão mais de 70 debates, rodas de conversa e apresentações culturais, até o dia 14 de setembro, das 8h às 20h. Às sextas, sábados e domingos, das 20h às 23h, acontecem as apresentações musicais. Subirão ao palco cantores como Seu Jorge, Mari Fernandez, Jorge Vercillo e Thiago Martins.
Além de Conceição Evaristo, estarão presentes na Flim nomes da literatura e cultura popular nacional como Bárbara Carine, Eliana Alvez Cruz, Jeferson Tenório, Luiz Antônio Simas, Thiago Gomide, Helena Theodoro, Fernando Ceylão e Paulinho Serra, José de Abreu, Bela Gil e Maristella Sodré, Xico Sá e Leo Jaime, Projota, Hélio de La Peña, Nath Finanças, Maria Ribeiro, Pedro Rhuas, Igor Pires, Faíska e Fumassa, Túlio Maravilha, Reinaldo (ex-Flamengo, Botafogo…) e Búfalo Gil, e os convidados internacionais Teresa Cárdenas (Cuba), Eliseu Baroni (Guiné-Bissau) e Balam Rodrigo (México). A festa é organizada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação.
Tendas
A Flim está dividida em tendas. A tenda central, a Papo FLIM, recebe as maiores mesas.
O público juvenil não foi esquecido e é contemplado na tenda Flim Jovem, com foco em movimento estudantil, carreiras, hip hop e debates sobre esportes, liberdade e vidas periféricas. Nessa tenda, estarão ao longo do evento Projota, Thalita Rebouças, Faiska e Fumassa.
Tem ainda a Flimzinha, com uma programação específica para crianças, com contação de histórias, pintura facial, personagens de desenhos animados e até samba, com a Mangueira do Amanhã, entre outras atrações.
Durante toda a festa, uma grande tenda terá os estandes de editoras e grupos de escritores onde acontecerão lançamentos de livros, sessões de autógrafos e venda de títulos.
Shows
Todas os dias da Flim são encerrados com um grande show musical.
Homenagem
A Flim também presta reverência aos maricaenses ao homenagear Conceição Evaristo, que escolheu a cidade como lar. Mais de cem escritores locais estarão na festa, lançando e vendendo seus livros, valorizando as narrativas locais. Muitos deles, alunos e professores da rede municipal de Educação, que são incentivados ano após anos a criarem suas próprias histórias e lançarem no evento.
Voucher de R$ 200
A participação na Flim é gratuita. Para estudantes da rede pública, do Passaporte Universitário, do Passaporte Técnico, do IFF e os profissionais da Secretaria de Educação, a Prefeitura de Maricá disponibiliza voucher de R$ 200. Na edição deste ano, o valor será disponibilizado em cartões digitais, que poderão ser utilizados nos estandes locais.