O jornal britânico Financial Times incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, entre as 25 pessoas mais influentes do ano. Ele aparece na categoria “heróis”, sendo o único brasileiro da lista de 2025. O FT afirma que Moraes se tornou “um símbolo de democracia e justiça” em um momento em que cortes supremas de outros países cederam ao avanço de autocratas e à pressão de líderes populistas.
O texto destaca que o ministro enfrentou a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 e que o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente foram presos após um julgamento “público e transparente, transmitido em rede nacional”. A avaliação foi escrita pela historiadora Lilia Schwarcz, que reconhece a firme atuação de Moraes, mas aponta a existência de tensão entre rigor e uso de instrumentos jurídicos excepcionais, ressaltando que “em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos”.
A lista do Financial Times foi elaborada após consulta a repórteres, editores e colunistas do jornal sobre quem realmente fez diferença no ano. Além de Moraes, nomes como Jane Fonda, Margaret Atwood, Bad Bunny e Jensen Huang aparecem entre criadores, líderes e heróis que, segundo o jornal, ajudam a transformar o mundo em 2025.






